Instituto Pensar - Covid-19: Europa limita festas de jovens com medo de segunda onda

Covid-19: Europa limita festas de jovens com medo de segunda onda

por: Eduardo Pinheiro 


EFE/EPA/JULIEN DE ROSA

Países europeus têm limitado o lazer por medo de uma segunda onda da Covid-19, segundo portagem da Folha de S. Paulo. Especialistas consideram que a faixa entre 18 a 35 como o principal vetor dos novos casos do novo coronavírus.

Leia também: Soro de cavalos pode ser arma contra a Covid-19, aponta estudo brasileiro

Em 31 países (os 27 da União Europeia, mais o Reino Unido, Liechtenstein, Noruega e Islândia), houve 10.464 novos casos da doença na última quinta-feira (13). O número é uma fração do pior dia europeu, 1º de abril, quando 35.782 testes deram positivo, mas não são só os números que importam.

"Não há surpresa. Toda vez que se retira a pressão, o vírus volta”, afirmou Ryan sobre os novos surtos de Covid-19 na Europa. "Já temos as ferramentas para impedir uma nova onda”, completa Van Kherkhove.

Entre essas ferramentas certamente está a recuperação de antigas restrições e introdução de novas, como a proibição de fumar na rua onde não for possível manter distância de 2 metros.

Entre as antigas restrição estão: reconfinamentos localizados, quarentenas obrigatórias, uso de máscara em qualquer espaço público, testes, formulários de contato. As medidas variam de país para país, mas o objetivo é o mesmo: impedir a transmissão do coronavírus.

No entanto, casos de irresponsabilidade, principalmente por jovens – grupo mesmo afetado pelo vírus – são constantes. No último dia 6, uma pesquisa realizada em Bruxelas, onde o uso de máscaras na rua é obrigatório, mostrou que 15% optaram por ignorar a regra. Num único fim de semana, 152 resistentes foram multados.

No entanto, os países seguem otimistas. "Conhecemos melhor vírus e testamos melhor”, explica o virologista Marc Van Ranst, do conselho de segurança belga

Com informações da Folha de S. Paulo



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: